PROJETO PEQUENOS LEITORES, GRANDES DESCOBERTAS
1.
JUSTIFICATIVA
5. METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através
da observação do interesse, da participação, da criatividade, da atenção e
concentração, do desempenho e envolvimento, da percepção visual, do
desenvolvimento das estratégias cognitivas, do senso estético e crítico, do
respeito as regras e diferenças, da construção do conhecimento e da elaboração
própria.
Projeto adote uma criança e realize sonhos
1.
JUSTIFICATIVA
Neste ano de 2011 estão
matriculados 385 alunos no total, sendo 80 no 4º ano, que apresentou maior
deficiência de aprendizagem no ano letivo de 2010, com um índice geral de
retenção de 13,0%, principalmente nos componentes curriculares de Língua
Portuguesa (leitura, escrita e interpretação) e Matemática. Com o auxílio
financeiro do PROFIPES para a aquisição de materiais que viabilizem a
implantação do projeto, pretendemos elevar o índice geral de aprovação de 87,0
% para 95,0 %, e elevar o índice do IDEB de 4,9 para 5,0.
O projeto “Pequenos Leitores,
Grandes Descobertas” está inserido no Projeto Pedagógico Escolar e segue a
linha da tendência pedagógica da escola: crítico social dos conteúdos.
Os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) serviram como base de referência,
fonte de consulta e objeto de reflexão, durante a elaboração deste projeto.
Ajudaram-nos a definir metas para propor um trabalho de qualidade, comprometido
com o exercício da cidadania.
É a fim de cumprirmos os parâmetros
propostos para a educação básica que elaboramos este projeto interdisciplinar,
uma vez que a escola está buscando melhorar o rendimento dos alunos que
apresentam dificuldades de aprendizagem.
As ações propostas serão
desenvolvidas na sala de aula, pelo professor de cada turma, tendo o apoio
pedagógico da Telessala, Sala de Leitura, Orientação Educacional, Coordenação
Pedagógica e a parceria de membros da comunidade.
Enfocar a leitura foi uma escolha conjunta da
equipe escolar diante das dificuldades apresentadas pelos alunos do 4º ano, nos
diferentes componentes curriculares, dos quais enfatizamos a Língua Portuguesa
e a Matemática.
“Pequenos Leitores, Grandes Descobertas”
é um projeto interdisciplinar que objetiva envolver o aluno em atividades que
lhe propiciem experiências ricas de significado, através de alternativas que o
levem a superação de suas dificuldades, da leitura de imagens e sons, do fazer
artístico, da apreciação da arte, do refletir sobre o processo criativo e
inventivo, do olhar crítico, da oportunidade de expressão corporal e emocional,
da comunicação verbal e não verbal, e como não poderia deixar de ser, da leitura de mundo.
Despertar no aluno o interesse
pela leitura é despertar o prazer pelo conhecimento de tudo o que o cerca,
desde que faça uma leitura interpretativa, reflexiva e crítica e saiba
expressar este conhecimento através da oralidade e da escrita, da arte e nas
mudanças atitudinais.
A principal condição para que a leitura seja de fato
prazerosa e válida é o desejo do leitor. Nesse sentido, a proposta é partir da
realidade que nos cerca, ou seja, conhecer os pontos turísticos e históricos do
nosso município para despertar no aluno o desejo de ler, de conhecer mais sobre
o que viu, enriquecendo as informações das mais variadas procedências e contextos,
que o mesmo traz consigo, incentivando o senso crítico, a capacidade de ler a
realidade e de agir para transformá- la, impregnando de sentido a vida
cotidiana.
3. OBJETIVOS
3.1 Geral
Oferecer
alternativas diferenciadas, tendo como ponto de partida a realidade que nos
cerca, ou seja, os pontos turísticos e históricos de Vilhena, possibilitando a
aprendizagem na leitura, escrita e interpretação dos alunos do 4º ano que tiveram
baixo desempenho acadêmico nos componentes
curriculares, principalmente em Língua Portuguesa e Matemática, tendo como
propósito suprir essa deficiência ao final do projeto.
3.2 Específicos
- Desenvolver a leitura de
diferentes gêneros valorizando-os como fonte de informação, interpretando-os e
utilizando-os na construção do conhecimento e na produção de novos textos orais
e escritos de forma coesa e coerente (Língua Portuguesa).
- Analisar, interpretar e
resolver situações problema, levantando hipóteses, construindo significados,
validando estratégias e resultados, observando os aspectos quantitativos e
qualitativos, através do raciocínio e da lógica (Matemática).
- Possibilitar a manifestação de
sentimentos, opiniões e críticas, promovendo diálogos sobre fatos históricos e
científicos, valores culturais, povos, raças, crenças, hábitos e costumes,
normas e atitudes, diante da leitura de
mundo (História, Ciências, Arte e Educação Religiosa).
- Selecionar e elaborar esquemas
de investigação que desenvolvam a observação de processos de formação e
transformação de territórios e do meio ambiente, tendo em vista as relações de
trabalho, a incorporação de técnicas e tecnologias e o estabelecimento de redes
sociais (Geografia, História e Ciências).
- Desenvolver todos os conteúdos tendo
como base os dados coletados e o trabalho de pesquisa, leitura e reescrita de
texto sobre cada lugar visitado (Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Arte
e Educação Religiosa).
4.
METAS
1 - Elevar o índice geral de desempenho acadêmico
dos alunos 4º ano, de 87,0 % no ano letivo de 2010, para 95,0 % no final do
Projeto, no mês de novembro deste ano, superar índices de desempenho
apresentados, elevando o índice do IDEB de 4.9 para 5.0, além de:
- Elevar o índice de desempenho
acadêmico dos alunos do 4º ano na disciplina de Língua Portuguesa de 88,0% no
ano letivo de 2010, para 95,0% em novembro de 2011, no encerramento do projeto;
- Elevar o índice de desempenho
acadêmico dos alunos do 4º ano na disciplina de Matemática de 88,0 % no ano
letivo de 2010, para 95,0 % em novembro de 2011, no encerramento do projeto;
- Manter para o ano letivo de 2011
o mesmo índice de desempenho acadêmico dos alunos do 4º ano nas disciplinas de
Geografia, História e Ciências em 98,0 %, obtido no ano letivo de 2010;
- Manter para o ano letivo de 2011
o mesmo índice de desempenho acadêmico dos alunos do 4º ano nas disciplinas de
Educação Religiosa e Arte em 100,0 %, obtido no ano letivo de 2010.
2 – Em Língua Portuguesa,
despertar o prazer pela descoberta através da leitura de diferentes gêneros, valorizando-os
como fonte de informação, interpretando-os e utilizando-os na construção do
conhecimento e na produção de novos textos orais e escritos de forma coesa e
coerente, elevando o índice de 85,0% no início do ano letivo, para 95,0% em
novembro de 2011, no encerramento do projeto;
3 – Em Matemática, analisar,
interpretar e resolver situações problema, levantando hipóteses, construindo
significados, validando estratégias e resultados, observando os aspectos
quantitativos e qualitativos, através do raciocínio e da lógica, elevando o
índice de 85,0 % no início do ano
letivo, para 95,0 % em novembro de 2011, no encerramento do projeto;
4- Em Geografia, História e
Ciências, selecionar e elaborar esquemas de investigação que desenvolvam a
observação de processos de formação e transformação de territórios e do meio
ambiente, tendo em vista as relações de trabalho, a incorporação de técnicas e
tecnologias e o estabelecimento de redes sociais, elevando o índice de 95,0 % no início do ano letivo, para 100,0 %
em novembro de 2011, no encerramento do projeto;
5 – Em Língua Portuguesa, Matemática,
Geografia, História, Ciências, Arte e Educação Religiosa,
desenvolver todos os conteúdos tendo como base os dados coletados e o trabalho
de pesquisa, leitura e reescrita de texto sobre cada lugar visitado, elevando o
índice de 90,0 % no início do ano letivo, para 95,0 % em novembro de 2011, no
encerramento do projeto;
5. METODOLOGIA
Para atingir os objetivos propostos
será desenvolvida a seguinte metodologia interdisciplinar e contextualizada,
onde o aluno será estimulado a construir o conhecimento a partir da leitura de
mundo, de situações cotidianas e de um ambiente estimulador, uma vez que ler,
escrever e interpretar permeiam todos os componentes curriculares:
-
Em maio, sensibilização dos alunos para o projeto com exposição dos objetivos e
metas, do ponto de partida, que é a visita aos pontos turísticos e históricos
do município de Vilhena, da proposta, que é desenvolver todos os conteúdos
tendo como base os dados coletados e o trabalho de pesquisa, leitura e
reescrita de texto sobre cada lugar visitado, e do produto final, que é a feira
cultural com a participação da comunidade.
-
Em sala de aula, elaboração conjunta entre professora e alunos do itinerário
para a primeira visita dentro da cidade.
-
Em sala de aula, orientação e elaboração dos tópicos que serão observados,
fotografados e anotados pelos alunos, em cada local visitado.
-
Visita aos pontos turísticos e históricos do município de Vilhena: Portal da
Amazônia, Rio Pires de Sá, UNIR (antiga prefeitura – Palácio dos Parecis),
Praça Angelo Espadari e Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, prefeitura atual,
praça dos três poderes, Aeroporto, Casa de Rondon, a escola mais antiga (Wilson
Camargo), Bairro 5º BEC, Pesque e Pague, balneários, indústrias, estádio
Municipal (VEC), sendo essas no mês de maio, em junho numa tribo indígena e no
mês de agosto na hidrelétrica PCH Cachoeira, anotando e fotografando tudo o que
for relevante. Solicitar que o motorista do ônibus registre a quilometragem
percorrida entre os diferentes locais e a distância total para que cada aluno
anote esses dados que serão utilizados em sala de aula. Confecção de um diário
pessoal, onde serão anotadas as impressões dos locais visitados e as
descobertas. Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, História, Geografia,
Ciências, Matemática, Educação Religiosa e Arte.
-
Em Maio, sala de aula, criação do “Cantinho da Leitura” e lançamento da
campanha para arrecadação de textos de diferentes gêneros. Ali ficarão a
disposição dos alunos textos diversificados, como revistas informativas que
contemplem dados sobre Vilhena e sobre Rondônia, revistas em quadrinho e outras,
jornais, livros de literatura infantil, cartazes, textos matemáticos,
históricos, científicos, bíblicos, mapas, obras de arte, etc. A leitura será
feita sempre que o aluno terminar suas atividades e estiver aguardando os
colegas ou num horário definido para tal. Disciplinas envolvidas: Língua
Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Matemática Educação Religiosa e
Arte.
-
De Maio a Novembro, em sala de aula, explorar o mapa do município de Vilhena para
localizar todos os locais visitados e comparar a distância que cada um fica da
escola, para construção de tabelas e gráficos e
elaboração de situações problemas, envolvendo as quatro operações,
calcular perímetro, utilizar e comparar as diferentes unidades de medidas e
demais conteúdos matemáticos, construir uma maquete destacando os locais
visitados. Disciplinas envolvidas: Geografia, Matemática e Arte.
-
De Maio a Novembro, em sala de aula, explorar o mapa do estado de Rondônia para
nele localizar Vilhena, seus limites, fazer a comparação da área do município
com os demais municípios do estado e a distância da capital, Porto Velho. Disciplinas
envolvidas: Geografia, Matemática e
Arte.
-
No mês de Maio, exibir as fotos tiradas nos locais visitados para que cada
aluno possa se ver como agente investigador do conhecimento. Numa roda de
conversas, deixar que cada aluno comente suas impressões sobre cada local
visitado: se já conhecia, se sabia o significado de cada lugar, se o passeio
valeu a pena, o que mais lhe chamou a atenção, qual local gostaria de rever,
etc. Cada aluno escolhe o local que mais gostou dentre os que foram visitados e
escreve uma poesia sobre o mesmo. A poesia de cada um será lida para os colegas
de turma e exposta no mural de poesias. Utilizar as fotos para introduzir as
formas geométricas e os diferentes tamanhos de fotos para trabalhar medidas. Disciplinas
envolvidas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Matemática
Educação Religiosa e Arte.
-
De Maio a Novembro, na Telessala e em sala de aula, através de slides mostrar
fotos antigas da cidade e fotos atuais dos mesmos locais para que os alunos
possam comparar as mudanças que ocorreram (para melhor ou para pior) desde o
surgimento de Vilhena até os dias de hoje, e a partir daí empreenderem uma pesquisa de
campo de registros escritos, fotográficos, entrevista com os familiares,
moradores antigos e pioneiros da cidade para saber de onde vieram, porque
vieram, qual é sua descendência, sua crença, seus valores, seus hábitos,
costumes e tradições, sua cultura. Tudo deve ser registrado, partilhado em sala
de aula nas rodas de conversa, seminários e descritos em um caderno específico.
Em seguida, os alunos farão a pesquisa bibliográfica para comparar o que
descobriram com aquilo que outras pessoas escreveram sobre o assunto. No mapa
poderão localizar a procedência do povo que hoje forma a população do
município. Cada turma construirá uma tabela ou quadro comparativo enfocando a
abordagem de cada autor para o mesmo assunto. Os registros deverão servir como base
para a professora trabalhar a gramática e a ortografia. A diferença de tempo
entre uma foto e outra será a base para o desenvolvimento de textos matemáticos,
elaboração de situação problema envolvendo as quatro operações, etc.
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Educação
Religiosa e Arte.
-
De Maio a Novembro, explorar o conhecimento adquirido na observação do Rio
Pires de Sá: poluição da água, destruição da mata ciliar. Investigar a
importância do rio para os primeiros habitantes de Vilhena e o que está sendo
feito para resgatar o meio ambiente ao seu redor. Em grupos, construir um mapa
onde será pintado os limites do rio: ontem e hoje para comparar e investigar o
por quê das mudanças. Partindo do enfoque ao meio ambiente, desenvolver
atividades referentes ao clima, vegetação, relevo, vida animal, hidrografia,
energia elétrica, abastecimento de água, saneamento básico, saúde, habitação,
meios de transporte e comunicação e aspectos econômicos como a agropecuária,
indústria e comércio e suas conseqüências para o meio ambiente e a população:
pontos positivos e negativos. Introduzir atividades de reciclagem e desafios
sobre a preservação ambiental. Nesse contexto deverão ser introduzidos os
conteúdos de igual teor relacionados ao estado de Rondônia. Tudo será debatido
e registrado, sempre comparando as descobertas feitas pelos alunos através de
suas pesquisas e investigações com os textos dos livros e revistas
informativas. Utilização dos registros e textos produzidos para desenvolver os
conteúdos de gramática e ortografia, através de caça palavra, palavras
cruzadas, quebra cabeça, jogos e brincadeiras. Disciplinas envolvidas: Língua
Portuguesa, Geografia e Ciências.
-
De Maio a Novembro, conhecendo a Casa de Rondon, ou o que sobrou dela (lembrar
a existência de vários objetos pessoais e das expedições, o zoológico que havia
no local, aproveitando a oportunidade para introduzir a questão dos animais em
cativeiro, a extinção e os organismos de proteção aos animais) será trabalhado,
além do que a mesma representa para a história de Vilhena, tudo o que Rondon
representa para a história de Rondônia, pesquisando sobre a construção da linha
telegráfica e o surgimento dos primeiros povoados nos locais onde ficavam os
entrepostos e o que isso significou para o surgimento de Rondônia. Investigar a
origem do nome “Vilhena” Os resultados das pesquisas serão relatados e
ilustrados com gravuras e debatidos em rodas de conversas, problematizando o
vivido e o apreciado. Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, História,
Ciências e Arte.
-
De maio a Novembro, dentro desse contexto será abordados os conteúdos
referentes aos símbolos municipais e estaduais, os três poderes que governam o
município e o estado, a saúde, a educação, esporte, os temas transversais, tais
como ética, valores, diversidade étnico, racial, cultural e religiosa,
trânsito, tecnologia, etc., através de pesquisas, vídeos educativos, confecção
de cartazes, produção de textos narrativos, dissertativos e descritivos, dramatização,
paródias, dublagem, poesias, etc., Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa,
História, Geografia, Ciências, Educação Religiosa e Arte.
-
Em Junho, visitar uma tribo indígena para conhecer de perto como vivem os
primeiros habitantes do Brasil: localização da tribo, distância, disposição da
aldeia, número de habitantes, hábitos, costumes, tradições, cultura, valores, como
se relacionam com o homem branco e sua cultura, como convivem com os avanços
tecnológicos, etc. Conhecer e anotar algumas palavras da língua da tribo e seu
significado em português. Os dados serão obtidos através de entrevista e o
registro será escrito e fotográfico e debatido em sala de aula através de roda
de conversas para elaboração de um texto coletivo, que será divulgado na
escola, para as demais turmas. Será construído um painel de fotos dessa experiência,
bem como um painel constando as palavras indígenas e as respectivas traduções
para a nossa língua. Apresentar em forma de teatro a vida na tribo. Aprender
dança indígena para apresentar na feira cultural. Disciplinas envolvidas:
Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Matemática, Educação
Religiosa e Arte.
-
Em Agosto, visitar a hidrelétrica PCH Cachoeira para observar a técnica de
captação de água utilizada para gerar energia sem danificar o meio ambiente,
sem alagar a terra e a floresta, sem interferir na vida vegetal e animal, sem
remover habitantes, adquirindo assim noções sobre desenvolvimento sustentável.
Registrar a quilometragem do percurso percorrido. Registrar, fotografar, debater
em rodas de conversa, produzir um texto coletivo para divulgação entre as
demais turmas e construir um painel de fotos.
-
De Maio a Novembro, em grupo, na sala de aula, os alunos elaborarão dezoito portfólios,
sendo seis em cada turma, com os registros escritos e fotográficos de tudo o
que viram, registraram, criaram, construíram. Disciplinas envolvidas: Língua
Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Matemática e Arte.
-
Em Novembro, serão elaborados slides com os registros fotográficos dos passeios
e atividades realizadas durante o projeto para apresentar para a comunidade em
data show no dia do encerramento do projeto.
-
Culminância: Todo o material produzido durante o projeto será exposto para toda
a comunidade no encerramento do projeto, dia vinte e cinco de novembro na Feira
Cultural, quando os alunos montarão barracas e também farão exposição oral de
tudo o que descobriram sobre Vilhena e seu povo. Haverá também apresentações de
danças e teatro.
-
Paralelamente a toda essa atividade, de Abril a Novembro, será desenvolvido
pela Orientação Educacional o Projeto “Aluno Destaque” com o objetivo de
valorizar os alunos que se destacarem no ensino aprendizagem, através de certificados
de Honra ao Mérito, cuja entrega acontecerá no dia do encerramento do projeto
“Pequenos Leitores, Grandes Descobertas”.
6.
CRONOGRAMA
AÇÕES
|
PERÍODO
|
RESPONSÁVEL PELA AÇÃO
|
Elaboração do
projeto
|
Março
|
Coordenador do PROFIPES e professores
envolvidos no projeto
|
Início do
desenvolvimento do Projeto “Pequenos Leitores, Grandes Descobertas”:
sensibilização.
|
Maio
|
Professores envolvidos no projeto
|
Visitação aos
pontos turísticos e históricos de Vilhena.
|
Maio
|
Coordenador do PROFIPES e professores
envolvidos no projeto
|
Criação do
“Cantinho da Leitura”
|
Maio
|
Coordenador do PROFIPES e professores
envolvidos no projeto
|
Desenvolvimento
do projeto em sala de aula, conforme descrito na metodologia e monitoramento
pela equipe técnica através do acompanhamento das atividades*
|
Maio a
novembro
|
Coordenação e professores envolvidos
no projeto
|
Visita a
aldeia indígena
|
Junho
|
Coordenação e professores envolvidos
no projeto
|
Visita a PCH
Cachoeira
|
Agosto
|
Coordenação e professores envolvidos
no projeto
|
Desenvolvimento
das ações do subprojeto “Aluno Destaque”
|
Maio a
novembro
|
Coordenação, Orientação e professores
envolvidos no projeto
|
Utilização dos
recursos do PROFIPES para atender as ações financiáveis
|
Agosto
|
Equipe gestora
|
Encerramento e
avaliação do projeto
|
Novembro
|
Coordenação, professores e equipe
escolar
|
Socialização
das atividades realizadas no projeto, através da Feira Cultural e a
participação da comunidade
|
Novembro
|
Coordenação, Orientação e professores
envolvidos no projeto e Equipe Gestora
|
* A metodologia será desenvolvida de forma
flexível, de acordo com a motivação
diária dos alunos.
7. RECURSOS
7.1 Recursos Humanos
|
Nome:
|
Total
|
Coordenação do Projeto PROFIPES
|
Clarita
Júlia Haubert Manteli
|
01
|
Bibliotecária
|
Maria
Helena Pinto
|
01
|
Coordenação da Sala de Leitura
|
Rosemere Gambati
|
01
|
Coordenação da TV Escola
|
Edgar Monteiro da Silveira
|
01
|
OrientaçãoEducacional
|
Maria
Neuza Miguel
|
01
|
Diretora e
Vice- Diretora
|
Maria
de Fátima Oliveira Alves
Clarita Júlia Haubert Manteli
|
02
|
Secretária
|
Diva Bezerra
|
01
|
Coordenação Pedagógica
|
|
01
|
Coordenação da Sala Atendimento Educacional
Especializado
|
Maria da Glória Carvalho Sá
|
01
|
Professores
|
Célia
Regina Carbonera
Ivoni
Castilho Corrêa
Janete
Soares
|
03
|
Total
Geral =
|
13
|
7.2 Recursos
Físicos Disponíveis
Os
espaços físicos utilizados serão a Sala de Aula, Sala de Leitura, Telessala,
Biblioteca e pátio coberto da escola.
7.3 Recursos Materiais Disponíveis
ORDEM
|
ELETRO ELETRÔNICOS
|
QUANTIDADE
|
ESTADO DE CONSERVAÇÃO
|
01
|
TV
|
01
|
Bom
|
02
|
Aparelho
de DVD
|
04
|
Bom
|
03
|
Aparelho
de som
|
02
|
Bom
|
04
|
Computador
|
05
|
Bom
|
05
|
CPU
|
05
|
Bom
|
06
|
Nobreak
|
05
|
Bom
|
07
|
Impressora
|
04
|
Bom
|
08
|
DV’s
|
30
|
Bom
|
09
|
Caixa
Amplificada de Som
|
01
|
Bom
|
10
|
Microfone
|
01
|
Bom
|
11
|
Livros
de Literatura Infantil
|
400
|
Bom
|
12
|
Revistas
em quadrinhos
|
80
|
Bom
|
Total
Geral
538
|
7.4 Recursos Financeiros
Os recursos
financeiros do PROFIPES foram destinados para atender as necessidades do
referido projeto, sendo utilizado 70% no valor de R$ 1.400,00 (um mil e
quatrocentos reais para despesas de custeio e 30% no valor de R$ 600,00
(seiscentos reais) para despesas de capital, perfazendo o total de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
8. AVALIAÇÃO
A
avaliação será um processo contínuo, visando acompanhar o progresso do aluno e
sua aprendizagem. Será realizada de forma coletiva, com a participação do
aluno, dos professores e todos os elementos envolvidos no projeto.
O processo de
avaliação e monitoramento do projeto “Pequenos Leitores, Grandes Descobertas”
será desenvolvido a partir dos resultados das ações previstas e dos indicadores
propostos em cada linha de ação, através de fichas de acompanhamento (anexos I
e II), instrumental de avaliação oral e escrito (anexo III), dados estatísticos
do desempenho acadêmico dos alunos do 4º ano e acompanhamento realizado pela
coordenação e equipe (anexo IV).
9. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BENEKE, Sallee; HARRIS, Judy. O Poder dos projetos: Novas estratégias
e soluções para a educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BRASIL,
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino
Fundamental. Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL,
Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96. Brasília,
1997.
CARVALHO,
Maria Angélica Freire de. MENDONÇA. Rosa Helena (orgs). Práticas de Leitura e
Escrita. Brasília: Ministério da Educação,2006.
CHIAPPINI, L.
(coord.geral).GERALDI, J.W. (coord.). Aprender e Ensinar com Textos dos Alunos.
São Paulo: Cortez, 1997.
FAZENDA, Ivani C.
Arantes (org.). Didática e
Interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998. – (Coleção Práxis).
______. (org.). Práticas interdisciplinares. 6. ed. São
Paulo: Cortez, 1999.
______. Interdisciplinaridade: História, Teoria e
Pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994 – (Coleção Magistério: Formação e
Trabalho Pedagógico).
FERREIRA,
Aurora. A Criança e a Arte: o dia-a-dia na sala de aula. 3. ed. Rio de Janeiro:
Wak, 2008.
GARDNER,
Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. 1. ed. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1995.
LURIA,
Aleksander Romanovich. Fundamentos de Neuropsicologia. 1. ed. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo, Livros Técnicos e Científicos Editora,
1981.
NOGUEIRA, Nilbo
Ribeiro. Projetos versus
interdisciplinaridade. In: ______. Pedagogia dos projetos: uma jornada
interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. 7. ed.
São Paulo: Érica, 2007.
PROJETO “A TURMA DA
MÔNICA É 10”
JUSTIFICATIVA
Entendendo a importância de se
trabalhar com diferentes gêneros e fazer com que os alunos tenham uma visão de
mundo, sabendo ler e interpretar qualquer tipo de texto, a sala de leitura
objetiva priorizar a leitura, a escrita e a interpretação dos mais variados
tipos de textos, despertando no aluno o interesse por este “mundo fantástico”
através de estratégias diferenciadas, que proporcionem uma leitura prazerosa e
significativa, uma vez que o domínio da leitura e da escrita é imprescindível
para formar cidadãos críticos e participativos em todas as áreas do
conhecimento, não meros expectadores do que ocorre a sua volta, oportunizando o
ato reflexivo e crítico de ouvir, entender e responder a realidade em que está
inserido, e de estabelecer intercâmbio com as mais variadas informações
recebidas por meio de textos visualizados, orais e escritos, formulando
opiniões próprias sobre o mundo e o modo de representá-lo utilizando sua
própria linguagem para compreender mais profundamente o contexto gerador das
desigualdades e injustiças no mundo em que vivemos.
As histórias em quadrinho (HQs), em
especial as tirinhas, são textos curtos e divertidos, trazendo características
gráficas que possibilitam a leitura até mesmo antes que a criança saiba fazê-lo
convencionalmente, através do formato do balão, das cores, dos desenhos e
símbolos.
Infelizmente o
brasileiro lê muito pouco. Por isso a leitura é uma das competências mais
importantes a serem trabalhadas com os alunos. Pesquisas apontam ser essa uma
das principais deficiências do estudante brasileiro, pois não basta identificar
palavras, mas conhecer seu significado.
A leitura
constitui-se um poderoso instrumento no processo de produção de conhecimento
por possibilitar o contato do leitor com diferentes formas de vivenciar e
compreender o mundo. É preciso que a leitura faça parte do dia a dia das
pessoas. Por isso a importância de ser incentivada na escola.
Embora os livros tragam informações
fundamentais para a construção do conhecimento humano, os quadrinhos são os
preferidos, principalmente das crianças. Nesse sentido escolhemos a Turma da
Mônica por ser bastante conhecida do público infantil e como os personagens
também são crianças, há uma identificação dos mesmos com alguns deles,
possibilitando assim o desenvolvimento de vários conteúdos, inclusive de temas
transversais.
OBJETIVOS
Geral:
Despertar
o prazer pela leitura, estimulando a criatividade, a interpretação e a escrita.
Específicos:
-
Proporcionar aos alunos o conhecimento de diferentes gêneros textuais,
especialmente histórias em quadrinhos;
-
Apresentar a questionar o gênero HQ;
-
Trabalhar diferentes linguagens dentro do gênero;
-
Criar histórias em quadrinho, obedecendo uma sequência de diálogo com
personagem e fala;
-
Ler respeitando as convenções gráficas desse tipo de texto;
-
Conhecer em cada tipo de texto o tipo de balão que deve ser usado, bem como as
onomatopéias.
PERÍODO DE EXECUÇÃO
Março a
novembro
PÚBLICO ALVO
ALUNOS DO 2º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
METODOLOGIA
Para desenvolver o projeto serão desenvolvidas
as seguintes atividades:
- Pesquisa as
histórias em quadrinho;
- Texto
informativo sobre os principais autores;
- Leitura de
diversas histórias;
-
Apresentação de histórias em vídeo;
- Produção de
histórias em quadrinho, tirinhas e outras;
- Leitura
compartilhada de histórias;
- Produção de
trabalhos artísticos com os principais personagens das Histórias em quadrinho,
como a Mônica, Cebolinha, Cascão< Magali, Chico Bento e outros;
-
Dramatização de histórias;
-
Apresentação de teatro;
- Contação de
histórias;
- Histórias
visuais;
- Brindes aos
maiores leitores, como forma de incentivo a leitura;
- Reprodução
oral de histórias;
- Paródias;
- Levar os
alunos da turma que mais lê para o cinema;
- Levar os
alunos da turma que mais lê para um piquenique.
REFERÊNCIAS
BRASIL,
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino
Fundamental. Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF,1998.
CARVALHO, Maria Angélica Freire de. MENDONÇA. Rosa Helena
(orgs). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: Ministério da Educação,2006.
CHIAPPINI, L. (coord.geral).GERALDI, J.W. (coord.).
Aprender e Ensinar com Textos dos Alunos. São Paulo: Cortez, 1997.
WELLS, G. Condições para uma Alfabetização Total. In:
Cadernos de Pedagogia.
BRASIL, Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da
Educação nº 9394/96. Brasília, 1997.
Projeto adote uma criança e realize sonhos
Público-Alvo: alunos do período matutino e vespertino
Objetivo Geral: Arrecadar fundos para levar os alunos da Escola de Ensino Fundamental Luiz Carlos de Assis ao cinema, em comemoração ao dia das crianças, em 12 de Outubro de 2011.
Objetivos Específicos:
· Oportunizar o conhecimento de uma dos lugares mais sofisticados atualmente para estar em contato com a arte.
· Valorizar o estabelecimento em relação a uma boa opção de entretenimento a população vilhenense.
· Presentear as crianças igualmente sem distinção de classe social.
Justificativa:
O projeto adote uma criança e realize sonhos nasceu acerca de discussões entre a equipe pedagógica da escola para comemorarmos o dia das crianças. Dentre as idéias sugeridas, idealizou-se a ida dos alunos ao cinema. Para que tal ação aconteça, há de se levar em consideração a situação econômica da clientela escolar. Muitos deles encontram-se em situações precárias causadas por diversos fatores que atingiram as famílias nos últimos anos. Nesse sentido, a equipe gestora, pedagógica e administrativa uniram-se para divulgar o projeto e conscientizar as pessoas da alegria que esta visita ao cinema pode florescer dentro dos corações dessas crianças. E, além disso, valorizar a escola ainda mais por oportunizar momentos especiais e para alguns inesquecíveis, bem como vivenciar um dos tipos de artes mais modernas e prazerosas a arte cinematográfica.
Desenvolvimento:
O Início do projeto foi contactar o proprietário do cinema e verificar os valores para cada estudante. A oferta para 386 alunos é de 3,00 para o ticket de entrada, mais 3,00 para pipoca e refrigerante. Posteriormente, iniciará o processo de arrecadação de fundos para a ida ao cinema. Cada funcionário da escola ficará responsável pela adoção de uma criança e, além disso, ajudar na divulgação na comunidade, em suas casas, entre amigos enfim. Ficará claro que não é obrigatória a adoção, mas é válido o envolvimento de todos. Fora da unidade escolar, a adoção será anunciada nos meios de comunicação disponíveis na cidade, jornais online, blogs, facebook, estabelecimentos comerciais, etc.
Ao ter em mãos os fundos arrecadados, a direção da escola entrará em contato com responsáveis pelo transporte público municipal ou estadual, através de ofício ou pessoalmente para que o sonho dos alunos seja realizado com segurança.
Para que a criança possa se deslocar do estabelecimento escolar até o cinema, os pais receberão um termo de autorização contendo todas as informações necessárias e legais para a saída do menor.
Cronograma
Inicio da arrecadação Agosto/ Setembro
Reserva para os alunos no cinema Setembro
Parceria com o setor de Transporte Setembro
Concretização do projeto: Outubro
Recursos
Computador, internet, papel, impressora, envelope e ônibus.
Recurso Financeiro
R$ 2.316,00
Projeto Reciclagem
Este é um dos brilhantes trabalhos despertados pelo desejo de preservação e sustentabilidade em relação ao meio ambiente e colaboração de servidores e aos cuidados do Sr. Manuel. Parabéns!
Turma do 5ºB prestigiando e ajudando o progresso do projeto
Oferecer
alternativas diferenciadas de aprendizagem aos alunos na Telesala, através de
filmes educativos e de lazer.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será um processo contínuo, visando acompanhar o progresso do aluno, a
aprendizagem, o desenvolvimento do senso crítico, a transformação da capacidade
em habilidade, a manifestação de sentimentos, opiniões e críticas, a construção do conhecimento e a elaboração
própria. Será realizada de forma coletiva, com a participação do aluno, dos
professores, e todos os elementos envolvidos no projeto
Projeto Reciclagem
Este é um dos brilhantes trabalhos despertados pelo desejo de preservação e sustentabilidade em relação ao meio ambiente e colaboração de servidores e aos cuidados do Sr. Manuel. Parabéns!
Turma do 5ºB prestigiando e ajudando o progresso do projeto
PROJETO “CINEMA NA ESCOLA”
APRESENTAÇÃO
Vivemos
um momento impar de nossa civilização, onde podemos observar uma significativa
transição de valores, fruto da transformação de posturas e da tentativa de
integração da sensibilidade com a razão, evoluindo para um novo tipo de cultura
e conhecimento que busca a unidade. As relações sociais estão se transformando
e somos convidados a viver o novo, a transcender nossos limites, a usar a
criatividade para encontrar uma forma mais participativa para estar no mundo e
ser alguém. E a tecnologia é
um caminho promissor, pois onde outras metodologias falharam a tecnologia
alcança resultados significativos.
A tecnologia age como facilitador e catalisador do
processo de resgate da auto-imagem do aluno, motivando-o para a aprendizagem,
mudando o comportamento, despertando noções de cidadania, promovendo a
inclusão, favorecendo o desenvolvimento de competências e habilidades natas e é através delas que tornaremos nossos alunos
autônomos, com pleno domínio da leitura e da escrita, imprescindível para
formar cidadãos críticos e participativos em todas as áreas do conhecimento,
não meros expectadores do que ocorre a sua volta, oportunizando o ato reflexivo
e crítico de ouvir, entender e responder à realidade em que está inserido, e de
estabelecer intercâmbio com as mais variadas informações recebidas por meio das
mais variadas formas de comunicação, formulando opiniões próprias sobre o mundo
e o modo de representá-lo utilizando sua própria linguagem para compreender
mais profundamente o contexto gerador das desigualdades e injustiças no mundo
em que vivemos.
É nesse sentido que a Telessala
promove a apresentação de um filme semanal para todas as turmas da escola, com
filmes de lazer ou educativos.
OBJETIVOS
Específicos:
-
Promover a socialização e solidariedade;
-
Desenvolver o senso crítico;
-
Transformar capacidade em habilidade;
-
Possibilitar a manifestação de sentimentos, opiniões e críticas, promovendo
diálogos sobre fatos históricos e científicos, valores culturais, normas e
atitudes, diante da leitura de mundo.
-
Identificar e compreender as diversas culturas, povos, raças, crenças, hábitos
e costumes.
METODOLOGIA
Apresentar um filme semanal educativo ou de
lazer, em conformidade com o
conteúdo desenvolvido em sala pelo professor, data comemorativa ou projeto que
estiver sendo desenvolvido pela escola.
PROJETO
PAIS PARTICIPATIVOS, ESCOLA FORTALECIDA
JUSTIFICATIVA
A
gestão democrática da escola pública consiste numa forma de gerir promovendo a
participação da comunidade, de forma transparente e democrática. Ou seja, é uma
administração descentralizada, onde as decisões e ações são tomadas e
planejadas coletivamente, bem como a avaliação dos resultados. A participação
de todos os envolvidos no cotidiano escolar, professores, funcionários, pais,
alunos e comunidade nos projetos da escola são imprescindíveis e contribuem
para a transparência da gestão. Além disso, são indissociáveis da gestão
democrática componentes básicos como: Conselho de Classe, Conselho de
Professores, Conselho Escolar, Associação de Pais e Professores, Grêmio
Estudantil. O Projeto Político Escolar deve ser elaborado de maneira coletiva e
participativa, bem como a definição e fiscalização da aplicação da verba da
escola, de modo que a prestação de contas possa ser realizada e divulgada de
forma transparente. Também a avaliação institucional e a eleição direta para
diretores fazem parte da gestão democrática.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
-
Promover a participação de todos os segmentos da comunidade escolar na gestão
escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Promover a participação da comunidade escolar nas decisões pedagógicas da
escola desde que favoreça a aprendizagem do aluno;
-
Dinamizar o envolvimento dos pais na aprendizagem dos filhos através do
acompanhamento do seu desempenho acadêmico;
-
Oportunizar a participação da comunidade escolar na tomada de decisões com
relação a aplicação dos recursos financeiros;
-
Requisitar a participação da comunidade escolar na avaliação dos resultados e
retomada das ações.
-
Implantar o Conselho Escolar.
-
Promover a autonomia da escola.
-
Descentralizar o poder.
METODOLOGIA
Para que os objetivos propostos sejam
atingidos serão desenvolvidas as seguintes ações:
-
Realização de quatro encontros anuais com os pais dos alunos para expor as
atividades desenvolvidas pelos filhos durante cada bimestre, os avanços obtidos
na aprendizagem e as dificuldades
encontradas e como essas dificuldades poderão ser solucionadas.
-
Efetuar parcerias com entidades e instituições para realizar palestras de
sensibilização para os pais sobre a importância de seu envolvimento na
aprendizagem dos filhos.
- Realização de palestras com os pais de
alunos sobre direitos e deveres dos pais e alunos (Regimento Escolar), ECA,
Saúde e Violência Doméstica, etc.
-
Realizar exibições de vídeos educativos abordando temas como educação, saúde,
valores, família, afetividade, etc.
-
Realização de eventos culturais para promover a participação dos pais nas
atividades escolares: Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore,
Consciência Negra, onde haverá apresentações de poesias, dramatizações, paródias,
músicas danças, trajes e comidas típicos, atividades envolvendo os pais e confraternização.
- Realização de reuniões com todos os segmentos da comunidade
escolar, promovendo a participação coletiva na tomada
de decisões, na definição de metas e objetivos, na resolução de problemas, na
execução das ações e na avaliação dos resultados para uma possível retomada.
- Realização de estudos para a implantação efetivação do Conselho Escolar.
AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se-á
através da verificação dos resultados da participação dos
pais na aprendizagem dos filhos e da parceria com todos os segmentos da escola,
pois a troca de experiências e o trabalho coletivo fortalecem e dão
sustentação na realização das ações
propostas, de modo que nossos alunos e toda a comunidade escolar sejam
privilegiadas na construção do conhecimento que prepare para a vida e para o
mundo.
A força da
equipe favorece, facilita e fortalece a prática pedagógica e a busca de
soluções para as mais diversas situações do cotidiano escolar.
PROJETO DE
RECUPERAÇÃO PARALELA
ROMPENDO BARREIRAS
APRESENTAÇÃO
O estudo de recuperação atenderá todos os
alunos matriculados no 2º e 3º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e
Matemática, uma vez que faz parte das ações do PDE/PME e do PROFIPES, do
Regimento Escolar, da Portaria 1001/08 – GAB/SEDUC, em seus artigos 7º, 8º e
9º, da Resolução 138/99, artigo 21, inciso VIII e da Lei de Diretrizes e Bases,
em seu artigo 24, inciso IV, alínea e, bem como da Constituição Brasileira que
visa “a educação como direito de todos” e “igualdade de condições para acesso e
permanência na escola”, pois toda escola que prima pela qualidade busca construir
um clima escolar que favoreça o processo ensino-aprendizagem, contando com a
participação de todos no acompanhamento e desempenho do educando, através de um
trabalho diferenciado.
JUSTIFICATIVA
Ao
deparar-se com um número significativo de alunos com baixo desempenho acadêmico
em Língua Portuguesa
e Matemática, os professores e a equipe gestora elaboraram o projeto de
recuperação, com o objetivo de oferecer a esses alunos a oportunidade de superar
suas dificuldades de aprendizagem e acompanhar os demais alunos da turma,
através de atividades diferenciadas e atendimento individualizado, atendendo
dessa forma os aspectos legais que garantem ao aluno com baixo desempenho a
oportunidade de recuperação paralela em horário oposto.
Assim,
a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Luiz Carlos Paula Assis,
promoverá a articulação de novas formas de cooperação e interação entre
professores, alunos e comunidade, criando métodos e técnicas inovadoras que
auxiliem no processo ensino-aprendizagem, promovendo a superação das
deficiências, pois uma escola comprometida com o exercício da cidadania precisa
criar condições para que o aluno possa desenvolver sua competência cognitiva,
planejando, implementando e dirigindo atividades didáticas com o objetivo de
desencadear, apoiar e orientar o esforço de ação e reflexão do aluno,
garantindo uma aprendizagem efetiva, assumindo o papel de interlocutor
privilegiado, tematizando aspectos prioritários em função dessas necessidades
dos alunos e de suas possibilidades de aprendizagem, conforme os Parâmetros
Curriculares Nacionais.
Oferecer alternativas diferenciadas de recuperação aos
alunos que apresentam baixo desempenho acadêmico nos componentes curriculares de
Língua Portuguesa e Matemática, que minimizem ou levem a superação das
dificuldades de aprendizagem.
META
Promover estudo de recuperação
paralela em horário oposto, três dias semanais, de modo que se cumpra a
determinação da Lei Complementar 420/08 em se artigo 47, § 1º, e proporcionar
aos mesmos a construção de uma prática com vistas a transformação da realidade
para que possam desenvolver suas metas de desempenho.
- Os estudos de recuperação serão
ministrados pelo professor titular de cada turma em horário oposto, três dias
semanais, de modo que se cumpra a determinação da Lei Complementar 420/08 em se
artigo 47, § 1º, nos componentes curriculares que se fizerem necessários.
- Todos os registros de acompanhamento
serão feitos no diário de recuperação paralela em substituição as fichas de
acompanhamento da Portaria 1001/2008, conforme anexo.
- Utilização de recursos audiovisuais.
- Sessões de leitura com textos
diversificados.
- Utilização de jogos interativos.
- Participação em ações culturais e
recreativas.
- Manuseio de materiais didáticos
concretos.
- Avaliação contínua.
CRONOGRAMA
DO HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO E PLANEJAMENTO
Nome do
Professor
|
Ano/
Turma
|
Turno
|
Recuperação
|
Planejamento
|
Célia
Regina Carbonera
|
4º
A
|
Mat.
|
4ª
feira – 13 as 17 horas
|
2ª
feira – 13 as 17 horas
|
Fernando
Dias de Andrade do Nascimento
|
4º
B
|
Mat.
|
5ª
feira – 13 as 17 horas
|
3ª
feira – 13 as 17 horas
|
Ivoni
Castilho Correa
|
4º
B
|
Mat.
|
-------------------
|
----------------------------
|
Janete
Soares
|
4º
C
|
Vesp.
|
6ª
feira – 7 as 11 horas
|
3ª
feira – 7 as 11 horas
|
RECURSOS
- Recursos Humanos: professores e
equipe técnica.
- Materiais
didático-pedagógicos: livros de literatura infantil, fichas de leitura,
revistas em quadrinho, jogos (dominó das operações, quebra
cabeça(diversos), da memória, dominó do
trânsito, dominó de associação de idéias,dominó dos alimentos, loto de leitura,
dominó de figuras geométricas, dominó de horas, loto aritmética, bingo do
alfabeto, memória de sílabas, quebra cabeça de mapas), desenhos geométricos,
desafio das palavras, número - quantidade, tangran, desenhos geométricos,
círculos de frações, barras de medida, escala cuisinaire, ábaco, blocos
lógicos, sólidos geométricos, réguas de frações, material dourado, réguas numéricas, cubos de
frações, relógio didático, alfabeto móvel, mapas, carimbos ( auto ditado, de
matemática, letras e números), esquema corporal, placas de trânsito, escrevendo
e lendo, etc.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será um processo contínuo, visando acompanhar o progresso do aluno e
suas dificuldades de aprendizagem em qualquer um dos componentes curriculares.
Será realizada de forma coletiva, com a participação do aluno, dos professores
e todos os elementos envolvidos no projeto.
O processo de avaliação e
monitoramento do projeto será desenvolvido a partir dos resultados das ações
previstas e dos indicadores propostos em cada linha de ação, através de fichas
de acompanhamento, dados estatísticos do desempenho acadêmico dos alunos que
participarem da recuperação (reforço).
REFERÊNCIAS
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Secretaria de Educação. Brasília:
MEC/SEF,1998.
BRASIL, Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da
Educação nº 9394/96. Brasília, 1997.
CARVALHO, Maria Angélica Freire de. MENDONÇA. Rosa Helena
(orgs). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: Ministério da Educação,2006.
CHIAPPINI, L. (coord.geral).GERALDI, J.W. (coord.).
Aprender e Ensinar com Textos dos Alunos. São Paulo: Cortez, 1997.
LEI COMPLEMENTAR
420/08.
PORTARIA Nº 1001/08 – GAB/SEDUC.
RESOLUÇÃO Nº 138 – CEE/RO.
WELLS,
G. Condições para uma Alfabetização Total. In: Cadernos de Pedagogia.