Projetos

PROJETO PEQUENOS LEITORES, GRANDES DESCOBERTAS


1.      JUSTIFICATIVA



            Neste ano de 2011 estão matriculados 385 alunos no total, sendo 80 no 4º ano, que apresentou maior deficiência de aprendizagem no ano letivo de 2010, com um índice geral de retenção de 13,0%, principalmente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa (leitura, escrita e interpretação) e Matemática. Com o auxílio financeiro do PROFIPES para a aquisição de materiais que viabilizem a implantação do projeto, pretendemos elevar o índice geral de aprovação de 87,0 % para 95,0 %, e elevar o índice do IDEB de 4,9 para 5,0.                                                                                     
            O projeto “Pequenos Leitores, Grandes Descobertas” está inserido no Projeto Pedagógico Escolar e segue a linha da tendência pedagógica da escola: crítico social dos conteúdos.
            Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) serviram como base de referência, fonte de consulta e objeto de reflexão, durante a elaboração deste projeto. Ajudaram-nos a definir metas para propor um trabalho de qualidade, comprometido com o exercício da cidadania.
            É a fim de cumprirmos os parâmetros propostos para a educação básica que elaboramos este projeto interdisciplinar, uma vez que a escola está buscando melhorar o rendimento dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
            As ações propostas serão desenvolvidas na sala de aula, pelo professor de cada turma, tendo o apoio pedagógico da Telessala, Sala de Leitura, Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica e a parceria de membros da comunidade.
            Enfocar a leitura foi uma escolha conjunta da equipe escolar diante das dificuldades apresentadas pelos alunos do 4º ano, nos diferentes componentes curriculares, dos quais enfatizamos a Língua Portuguesa e a Matemática.
            “Pequenos Leitores, Grandes Descobertas” é um projeto interdisciplinar que objetiva envolver o aluno em atividades que lhe propiciem experiências ricas de significado, através de alternativas que o levem a superação de suas dificuldades, da leitura de imagens e sons, do fazer artístico, da apreciação da arte, do refletir sobre o processo criativo e inventivo, do olhar crítico, da oportunidade de expressão corporal e emocional, da comunicação verbal e não verbal, e como não poderia deixar de ser,  da leitura de mundo.
             Despertar no aluno o interesse pela leitura é despertar o prazer pelo conhecimento de tudo o que o cerca, desde que faça uma leitura interpretativa, reflexiva e crítica e saiba expressar este conhecimento através da oralidade e da escrita, da arte e nas mudanças atitudinais.
            A principal  condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida é o desejo do leitor. Nesse sentido, a proposta é partir da realidade que nos cerca, ou seja, conhecer os pontos turísticos e históricos do nosso município para despertar no aluno o desejo de ler, de conhecer mais sobre o que viu, enriquecendo as informações das mais variadas procedências e contextos, que o mesmo traz consigo, incentivando o senso crítico,                 a capacidade de ler a realidade e de agir para transformá- la, impregnando de sentido a vida cotidiana.
                                                      3.  OBJETIVOS
3.1 Geral
                                Oferecer alternativas diferenciadas, tendo como ponto de partida a realidade que nos cerca, ou seja, os pontos turísticos e históricos de Vilhena, possibilitando a aprendizagem na leitura, escrita e interpretação dos alunos do 4º ano que tiveram  baixo desempenho acadêmico nos componentes curriculares, principalmente em Língua Portuguesa e Matemática, tendo como propósito suprir essa deficiência ao final do projeto.

3.2 Específicos
- Desenvolver a leitura de diferentes gêneros valorizando-os como fonte de informação, interpretando-os e utilizando-os na construção do conhecimento e na produção de novos textos orais e escritos de forma coesa e coerente (Língua Portuguesa).
- Analisar, interpretar e resolver situações problema, levantando hipóteses, construindo significados, validando estratégias e resultados, observando os aspectos quantitativos e qualitativos, através do raciocínio e da lógica (Matemática).
- Possibilitar a manifestação de sentimentos, opiniões e críticas, promovendo diálogos sobre fatos históricos e científicos, valores culturais, povos, raças, crenças, hábitos e costumes, normas e atitudes, diante da leitura  de mundo (História, Ciências, Arte e Educação Religiosa).
- Selecionar e elaborar esquemas de investigação que desenvolvam a observação de processos de formação e transformação de territórios e do meio ambiente, tendo em vista as relações de trabalho, a incorporação de técnicas e tecnologias e o estabelecimento de redes sociais (Geografia, História e Ciências).
-  Desenvolver todos os conteúdos tendo como base os dados coletados e o trabalho de pesquisa, leitura e reescrita de texto sobre cada lugar visitado (Língua Portuguesa,  Matemática,  Geografia, História, Ciências, Arte e Educação Religiosa).
                                  
4.      METAS

1 -  Elevar o índice geral de desempenho acadêmico dos alunos 4º ano, de 87,0 % no ano letivo de 2010, para 95,0 % no final do Projeto, no mês de novembro deste ano, superar índices de desempenho apresentados, elevando o índice do IDEB de 4.9 para 5.0, além de:
- Elevar o índice de desempenho acadêmico dos alunos do 4º ano na disciplina de Língua Portuguesa de 88,0% no ano letivo de 2010, para 95,0% em novembro de 2011, no encerramento do projeto;
- Elevar o índice de desempenho acadêmico dos alunos do 4º ano na disciplina de Matemática de 88,0 % no ano letivo de 2010, para 95,0 % em novembro de 2011, no encerramento do projeto;
- Manter para o ano letivo de 2011 o mesmo índice de desempenho acadêmico dos alunos do 4º ano nas disciplinas de Geografia, História e Ciências em 98,0 %, obtido no ano letivo de 2010;
- Manter para o ano letivo de 2011 o mesmo índice de desempenho acadêmico dos alunos do 4º ano nas disciplinas de Educação Religiosa e Arte em 100,0 %, obtido no ano letivo de 2010.
2 – Em Língua Portuguesa, despertar o prazer pela descoberta através da leitura de diferentes gêneros, valorizando-os como fonte de informação, interpretando-os e utilizando-os na construção do conhecimento e na produção de novos textos orais e escritos de forma coesa e coerente, elevando o índice de 85,0% no início do ano letivo, para 95,0% em novembro de 2011, no encerramento do projeto;
3 – Em Matemática, analisar, interpretar e resolver situações problema, levantando hipóteses, construindo significados, validando estratégias e resultados, observando os aspectos quantitativos e qualitativos, através do raciocínio e da lógica, elevando o índice de  85,0 % no início do ano letivo, para 95,0 % em novembro de 2011, no encerramento do projeto;
4- Em Geografia, História e Ciências, selecionar e elaborar esquemas de investigação que desenvolvam a observação de processos de formação e transformação de territórios e do meio ambiente, tendo em vista as relações de trabalho, a incorporação de técnicas e tecnologias e o estabelecimento de redes sociais, elevando o índice de  95,0 % no início do ano letivo, para 100,0 % em novembro de 2011, no encerramento do projeto;
5 Em Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Arte e Educação Religiosa, desenvolver todos os conteúdos tendo como base os dados coletados e o trabalho de pesquisa, leitura e reescrita de texto sobre cada lugar visitado, elevando o índice de 90,0 % no início do ano letivo, para 95,0 % em novembro de 2011, no encerramento do projeto;

5.  METODOLOGIA

         

           Para atingir os objetivos propostos será desenvolvida a seguinte metodologia interdisciplinar e contextualizada, onde o aluno será estimulado a construir o conhecimento a partir da leitura de mundo, de situações cotidianas e de um ambiente estimulador, uma vez que ler, escrever e interpretar permeiam todos os componentes curriculares:

- Em maio, sensibilização dos alunos para o projeto com exposição dos objetivos e metas, do ponto de partida, que é a visita aos pontos turísticos e históricos do município de Vilhena, da proposta, que é desenvolver todos os conteúdos tendo como base os dados coletados e o trabalho de pesquisa, leitura e reescrita de texto sobre cada lugar visitado, e do produto final, que é a feira cultural com a participação da comunidade.
- Em sala de aula, elaboração conjunta entre professora e alunos do itinerário para a primeira visita dentro da cidade.
- Em sala de aula, orientação e elaboração dos tópicos que serão observados, fotografados e anotados pelos alunos, em cada local visitado.
- Visita aos pontos turísticos e históricos do município de Vilhena: Portal da Amazônia, Rio Pires de Sá, UNIR (antiga prefeitura – Palácio dos Parecis), Praça Angelo Espadari e Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, prefeitura atual, praça dos três poderes, Aeroporto, Casa de Rondon, a escola mais antiga (Wilson Camargo), Bairro 5º BEC, Pesque e Pague, balneários, indústrias, estádio Municipal (VEC), sendo essas no mês de maio, em junho numa tribo indígena e no mês de agosto na hidrelétrica PCH Cachoeira, anotando e fotografando tudo o que for relevante. Solicitar que o motorista do ônibus registre a quilometragem percorrida entre os diferentes locais e a distância total para que cada aluno anote esses dados que serão utilizados em sala de aula. Confecção de um diário pessoal, onde serão anotadas as impressões dos locais visitados e as descobertas. Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Matemática, Educação Religiosa e Arte.
- Em Maio, sala de aula, criação do “Cantinho da Leitura” e lançamento da campanha para arrecadação de textos de diferentes gêneros. Ali ficarão a disposição dos alunos textos diversificados, como revistas informativas que contemplem dados sobre Vilhena e sobre Rondônia, revistas em quadrinho e outras, jornais, livros de literatura infantil, cartazes, textos matemáticos, históricos, científicos, bíblicos, mapas, obras de arte, etc. A leitura será feita sempre que o aluno terminar suas atividades e estiver aguardando os colegas ou num horário definido para tal. Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Matemática Educação Religiosa e Arte.
- De Maio a Novembro, em sala de aula, explorar o mapa do município de Vilhena para localizar todos os locais visitados e comparar a distância que cada um fica da escola, para construção de tabelas e gráficos e  elaboração de situações problemas, envolvendo as quatro operações, calcular perímetro, utilizar e comparar as diferentes unidades de medidas e demais conteúdos matemáticos, construir uma maquete destacando os locais visitados. Disciplinas envolvidas: Geografia, Matemática e Arte.
- De Maio a Novembro, em sala de aula, explorar o mapa do estado de Rondônia para nele localizar Vilhena, seus limites, fazer a comparação da área do município com os demais municípios do estado e a distância da capital, Porto Velho. Disciplinas envolvidas:  Geografia, Matemática e Arte.
- No mês de Maio, exibir as fotos tiradas nos locais visitados para que cada aluno possa se ver como agente investigador do conhecimento. Numa roda de conversas, deixar que cada aluno comente suas impressões sobre cada local visitado: se já conhecia, se sabia o significado de cada lugar, se o passeio valeu a pena, o que mais lhe chamou a atenção, qual local gostaria de rever, etc. Cada aluno escolhe o local que mais gostou dentre os que foram visitados e escreve uma poesia sobre o mesmo. A poesia de cada um será lida para os colegas de turma e exposta no mural de poesias. Utilizar as fotos para introduzir as formas geométricas e os diferentes tamanhos de fotos para trabalhar medidas. Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Matemática Educação Religiosa e Arte.
- De Maio a Novembro, na Telessala e em sala de aula, através de slides mostrar fotos antigas da cidade e fotos atuais dos mesmos locais para que os alunos possam comparar as mudanças que ocorreram (para melhor ou para pior) desde o surgimento de Vilhena até os dias de hoje,  e a partir daí empreenderem uma pesquisa de campo de registros escritos, fotográficos, entrevista com os familiares, moradores antigos e pioneiros da cidade para saber de onde vieram, porque vieram, qual é sua descendência, sua crença, seus valores, seus hábitos, costumes e tradições, sua cultura. Tudo deve ser registrado, partilhado em sala de aula nas rodas de conversa, seminários e descritos em um caderno específico. Em seguida, os alunos farão a pesquisa bibliográfica para comparar o que descobriram com aquilo que outras pessoas escreveram sobre o assunto. No mapa poderão localizar a procedência do povo que hoje forma a população do município. Cada turma construirá uma tabela ou quadro comparativo enfocando a abordagem de cada autor para o mesmo assunto. Os registros deverão servir como base para a professora trabalhar a gramática e a ortografia. A diferença de tempo entre uma foto e outra será a base para o desenvolvimento de textos matemáticos, elaboração de situação problema envolvendo as quatro operações, etc. Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Educação Religiosa e Arte.
- De Maio a Novembro, explorar o conhecimento adquirido na observação do Rio Pires de Sá: poluição da água, destruição da mata ciliar. Investigar a importância do rio para os primeiros habitantes de Vilhena e o que está sendo feito para resgatar o meio ambiente ao seu redor. Em grupos, construir um mapa onde será pintado os limites do rio: ontem e hoje para comparar e investigar o por quê das mudanças. Partindo do enfoque ao meio ambiente, desenvolver atividades referentes ao clima, vegetação, relevo, vida animal, hidrografia, energia elétrica, abastecimento de água, saneamento básico, saúde, habitação, meios de transporte e comunicação e aspectos econômicos como a agropecuária, indústria e comércio e suas conseqüências para o meio ambiente e a população: pontos positivos e negativos. Introduzir atividades de reciclagem e desafios sobre a preservação ambiental. Nesse contexto deverão ser introduzidos os conteúdos de igual teor relacionados ao estado de Rondônia. Tudo será debatido e registrado, sempre comparando as descobertas feitas pelos alunos através de suas pesquisas e investigações com os textos dos livros e revistas informativas. Utilização dos registros e textos produzidos para desenvolver os conteúdos de gramática e ortografia, através de caça palavra, palavras cruzadas, quebra cabeça, jogos e brincadeiras. Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Geografia e Ciências.
- De Maio a Novembro, conhecendo a Casa de Rondon, ou o que sobrou dela (lembrar a existência de vários objetos pessoais e das expedições, o zoológico que havia no local, aproveitando a oportunidade para introduzir a questão dos animais em cativeiro, a extinção e os organismos de proteção aos animais) será trabalhado, além do que a mesma representa para a história de Vilhena, tudo o que Rondon representa para a história de Rondônia, pesquisando sobre a construção da linha telegráfica e o surgimento dos primeiros povoados nos locais onde ficavam os entrepostos e o que isso significou para o surgimento de Rondônia. Investigar a origem do nome “Vilhena” Os resultados das pesquisas serão relatados e ilustrados com gravuras e debatidos em rodas de conversas, problematizando o vivido e o apreciado. Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, História, Ciências e Arte.
- De maio a Novembro, dentro desse contexto será abordados os conteúdos referentes aos símbolos municipais e estaduais, os três poderes que governam o município e o estado, a saúde, a educação, esporte, os temas transversais, tais como ética, valores, diversidade étnico, racial, cultural e religiosa, trânsito, tecnologia, etc., através de pesquisas, vídeos educativos, confecção de cartazes, produção de textos narrativos, dissertativos e descritivos, dramatização, paródias, dublagem, poesias, etc., Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Educação Religiosa e Arte.
- Em Junho, visitar uma tribo indígena para conhecer de perto como vivem os primeiros habitantes do Brasil: localização da tribo, distância, disposição da aldeia, número de habitantes, hábitos, costumes, tradições, cultura, valores, como se relacionam com o homem branco e sua cultura, como convivem com os avanços tecnológicos, etc. Conhecer e anotar algumas palavras da língua da tribo e seu significado em português. Os dados serão obtidos através de entrevista e o registro será escrito e fotográfico e debatido em sala de aula através de roda de conversas para elaboração de um texto coletivo, que será divulgado na escola, para as demais turmas. Será construído um painel de fotos dessa experiência, bem como um painel constando as palavras indígenas e as respectivas traduções para a nossa língua. Apresentar em forma de teatro a vida na tribo. Aprender dança indígena para apresentar na feira cultural. Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Matemática, Educação Religiosa e Arte.
- Em Agosto, visitar a hidrelétrica PCH Cachoeira para observar a técnica de captação de água utilizada para gerar energia sem danificar o meio ambiente, sem alagar a terra e a floresta, sem interferir na vida vegetal e animal, sem remover habitantes, adquirindo assim noções sobre desenvolvimento sustentável. Registrar a quilometragem do percurso percorrido. Registrar, fotografar, debater em rodas de conversa, produzir um texto coletivo para divulgação entre as demais turmas e construir um painel de fotos.
- De Maio a Novembro, em grupo, na sala de aula, os alunos elaborarão dezoito portfólios, sendo seis em cada turma, com os registros escritos e fotográficos de tudo o que viram, registraram, criaram, construíram. Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Matemática e Arte.
- Em Novembro, serão elaborados slides com os registros fotográficos dos passeios e atividades realizadas durante o projeto para apresentar para a comunidade em data show no dia do encerramento do projeto.
- Culminância: Todo o material produzido durante o projeto será exposto para toda a comunidade no encerramento do projeto, dia vinte e cinco de novembro na Feira Cultural, quando os alunos montarão barracas e também farão exposição oral de tudo o que descobriram sobre Vilhena e seu povo. Haverá também apresentações de danças e teatro.
- Paralelamente a toda essa atividade, de Abril a Novembro, será desenvolvido pela Orientação Educacional o Projeto “Aluno Destaque” com o objetivo de valorizar os alunos que se destacarem no ensino aprendizagem, através de certificados de Honra ao Mérito, cuja entrega acontecerá no dia do encerramento do projeto “Pequenos Leitores, Grandes Descobertas”.

6.      CRONOGRAMA
AÇÕES
PERÍODO
RESPONSÁVEL PELA AÇÃO
Elaboração do projeto
Março
Coordenador do PROFIPES e professores envolvidos no projeto
Início do desenvolvimento do Projeto “Pequenos Leitores, Grandes Descobertas”: sensibilização.
Maio
Professores envolvidos no projeto
Visitação aos pontos turísticos e históricos de Vilhena.
Maio
Coordenador do PROFIPES e professores envolvidos no projeto
Criação do “Cantinho da Leitura”
Maio
Coordenador do PROFIPES e professores envolvidos no projeto
Desenvolvimento do projeto em sala de aula, conforme descrito na metodologia e monitoramento pela equipe técnica através do acompanhamento das atividades*
Maio a novembro
Coordenação e professores envolvidos no projeto
Visita a aldeia indígena
Junho
Coordenação e professores envolvidos no projeto
Visita a PCH Cachoeira
Agosto
Coordenação e professores envolvidos no projeto
Desenvolvimento das ações do subprojeto “Aluno Destaque”
Maio a novembro
Coordenação, Orientação e professores envolvidos no projeto
Utilização dos recursos do PROFIPES para atender as ações financiáveis
Agosto
Equipe gestora
Encerramento e avaliação do projeto
Novembro
Coordenação, professores e equipe escolar
Socialização das atividades realizadas no projeto, através da Feira Cultural e a participação da comunidade
Novembro
Coordenação, Orientação e professores envolvidos no projeto e Equipe Gestora
* A metodologia será desenvolvida de forma flexível,  de acordo com a motivação diária dos alunos.
                                 

7. RECURSOS
7.1  Recursos Humanos

Nome:
Total
Coordenação do Projeto PROFIPES
Clarita Júlia Haubert Manteli
01
Bibliotecária
Maria Helena Pinto
01
Coordenação da Sala de Leitura
Rosemere Gambati
01
Coordenação da TV Escola
Edgar Monteiro da Silveira
01
OrientaçãoEducacional
Maria Neuza Miguel
01
Diretora  e
Vice- Diretora
Maria de Fátima Oliveira Alves
Clarita Júlia Haubert Manteli
02
Secretária
Diva Bezerra
01
Coordenação Pedagógica

01
Coordenação da Sala Atendimento Educacional Especializado
Maria da Glória Carvalho Sá
01
Professores
Célia Regina Carbonera
Ivoni Castilho Corrêa
Janete Soares
03
Total Geral =
13

 7.2  Recursos Físicos Disponíveis
         Os espaços físicos utilizados serão a Sala de Aula, Sala de Leitura, Telessala, Biblioteca e pátio coberto da escola.
7.3  Recursos Materiais Disponíveis
ORDEM
ELETRO ELETRÔNICOS
QUANTIDADE
ESTADO DE CONSERVAÇÃO
01
TV
01
Bom
02
Aparelho de DVD
04
Bom
03
Aparelho de som
02
Bom
04
Computador
05
Bom
05
CPU
05
Bom
06
Nobreak
05
Bom
07
Impressora
04
Bom
08
DV’s
30
Bom
09
Caixa Amplificada de Som
01
Bom
10
Microfone
01
Bom
11
Livros de Literatura Infantil
400
Bom
12
Revistas em quadrinhos
80
Bom
Total Geral                                                                              538

7.4  Recursos Financeiros
       Os recursos financeiros do PROFIPES foram destinados para atender as necessidades do referido projeto, sendo utilizado 70% no valor de R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais para despesas de custeio e 30% no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) para despesas de capital, perfazendo o total de  R$ 2.000,00 (dois mil reais).                                                                                                     
                                            

8. AVALIAÇÃO

                        A avaliação será um processo contínuo, visando acompanhar o progresso do aluno e sua aprendizagem. Será realizada de forma coletiva, com a participação do aluno, dos professores e todos os elementos envolvidos no projeto.
O processo de avaliação e monitoramento do projeto “Pequenos Leitores, Grandes Descobertas” será desenvolvido a partir dos resultados das ações previstas e dos indicadores propostos em cada linha de ação, através de fichas de acompanhamento (anexos I e II), instrumental de avaliação oral e escrito (anexo III), dados estatísticos do desempenho acadêmico dos alunos do 4º ano e acompanhamento realizado pela coordenação e equipe (anexo IV).



                              9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BENEKE, Sallee; HARRIS, Judy. O Poder dos projetos: Novas estratégias e soluções para a educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL, Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96. Brasília, 1997.
CARVALHO, Maria Angélica Freire de. MENDONÇA. Rosa Helena (orgs). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: Ministério da Educação,2006.
CHIAPPINI, L. (coord.geral).GERALDI, J.W. (coord.). Aprender e Ensinar com Textos dos Alunos. São Paulo: Cortez, 1997.
FAZENDA, Ivani C. Arantes (org.). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998. – (Coleção Práxis).
______. (org.). Práticas interdisciplinares. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
______. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994 – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
FERREIRA, Aurora. A Criança e a Arte: o dia-a-dia na sala de aula. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LURIA, Aleksander Romanovich. Fundamentos de Neuropsicologia. 1. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Livros Técnicos e Científicos Editora, 1981.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Projetos versus interdisciplinaridade. In: ______. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. 7. ed. São Paulo: Érica, 2007. 



PROJETO “A TURMA DA MÔNICA É 10”
JUSTIFICATIVA

             Entendendo a importância de se trabalhar com diferentes gêneros e fazer com que os alunos tenham uma visão de mundo, sabendo ler e interpretar qualquer tipo de texto, a sala de leitura objetiva priorizar a leitura, a escrita e a interpretação dos mais variados tipos de textos, despertando no aluno o interesse por este “mundo fantástico” através de estratégias diferenciadas, que proporcionem uma leitura prazerosa e significativa, uma vez que o domínio da leitura e da escrita é imprescindível para formar cidadãos críticos e participativos em todas as áreas do conhecimento, não meros expectadores do que ocorre a sua volta, oportunizando o ato reflexivo e crítico de ouvir, entender e responder a realidade em que está inserido, e de estabelecer intercâmbio com as mais variadas informações recebidas por meio de textos visualizados, orais e escritos, formulando opiniões próprias sobre o mundo e o modo de representá-lo utilizando sua própria linguagem para compreender mais profundamente o contexto gerador das desigualdades e injustiças no mundo em que vivemos. 
                As histórias em quadrinho (HQs), em especial as tirinhas, são textos curtos e divertidos, trazendo características gráficas que possibilitam a leitura até mesmo antes que a criança saiba fazê-lo convencionalmente, através do formato do balão, das cores, dos desenhos e símbolos.
              Infelizmente o brasileiro lê muito pouco. Por isso a leitura é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com os alunos. Pesquisas apontam ser essa uma das principais deficiências do estudante brasileiro, pois não basta identificar palavras, mas conhecer seu significado.
              A leitura constitui-se um poderoso instrumento no processo de produção de conhecimento por possibilitar o contato do leitor com diferentes formas de vivenciar e compreender o mundo. É preciso que a leitura faça parte do dia a dia das pessoas. Por isso a importância de ser incentivada na escola.
              Embora os livros tragam informações fundamentais para a construção do conhecimento humano, os quadrinhos são os preferidos, principalmente das crianças. Nesse sentido escolhemos a Turma da Mônica por ser bastante conhecida do público infantil e como os personagens também são crianças, há uma identificação dos mesmos com alguns deles, possibilitando assim o desenvolvimento de vários conteúdos, inclusive de temas transversais.


OBJETIVOS

Geral:
Despertar o prazer pela leitura, estimulando a criatividade, a interpretação e a escrita.

Específicos:
- Proporcionar aos alunos o conhecimento de diferentes gêneros textuais, especialmente histórias em quadrinhos;
- Apresentar a questionar o gênero HQ;
- Trabalhar diferentes linguagens dentro do gênero;
- Criar histórias em quadrinho, obedecendo uma sequência de diálogo com personagem e fala;
- Ler respeitando as convenções gráficas desse tipo de texto;
- Conhecer em cada tipo de texto o tipo de balão que deve ser usado, bem como as onomatopéias.
   

PERÍODO DE EXECUÇÃO
Março a novembro

PÚBLICO ALVO
ALUNOS DO 2º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL       
                                                       
METODOLOGIA
                
          Para desenvolver o projeto serão desenvolvidas as seguintes atividades:

- Pesquisa as histórias em quadrinho;
- Texto informativo sobre os principais autores;
- Leitura de diversas histórias;
- Apresentação de histórias em vídeo;
- Produção de histórias em quadrinho, tirinhas e outras;
- Leitura compartilhada de histórias;
- Produção de trabalhos artísticos com os principais personagens das Histórias em quadrinho, como a Mônica, Cebolinha, Cascão< Magali, Chico Bento e outros;
- Dramatização de histórias;
- Apresentação de teatro;
- Contação de histórias;
- Histórias visuais;
- Brindes aos maiores leitores, como forma de incentivo a leitura;
- Reprodução oral de histórias;
- Paródias;
- Levar os alunos da turma que mais lê para o cinema;
- Levar os alunos da turma que mais lê para um piquenique.
  
 AVALIAÇÃO

             A avaliação será realizada através da observação do interesse, da participação, da criatividade, da atenção e concentração, do desempenho e envolvimento, da percepção visual, do desenvolvimento das estratégias cognitivas, do senso estético e crítico, do respeito as regras e diferenças, da construção do conhecimento e da elaboração própria.


REFERÊNCIAS
  
       BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF,1998.
CARVALHO, Maria Angélica Freire de. MENDONÇA. Rosa Helena (orgs). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: Ministério da Educação,2006.
CHIAPPINI, L. (coord.geral).GERALDI, J.W. (coord.). Aprender e Ensinar com Textos dos Alunos. São Paulo: Cortez, 1997.
WELLS, G. Condições para uma Alfabetização Total. In: Cadernos de Pedagogia.
BRASIL, Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96. Brasília, 1997.





Projeto adote uma criança e realize sonhos


Público-Alvo: alunos do período matutino e vespertino
Objetivo Geral: Arrecadar fundos para levar os alunos da Escola de Ensino Fundamental Luiz Carlos de Assis ao cinema, em comemoração ao dia das crianças, em 12 de Outubro de 2011.

Objetivos Específicos:
·         Oportunizar o conhecimento de uma dos lugares mais sofisticados atualmente para estar em contato com a arte.
·         Valorizar o estabelecimento em relação a uma boa opção de entretenimento a população vilhenense.
·         Presentear as crianças igualmente sem distinção de classe social.

Justificativa:
            O projeto adote uma criança e realize sonhos nasceu acerca de discussões entre a equipe pedagógica da escola para comemorarmos o dia das crianças. Dentre as idéias sugeridas, idealizou-se a ida dos alunos ao cinema. Para que tal ação aconteça, há de se levar em consideração a situação econômica da clientela escolar. Muitos deles encontram-se em situações precárias causadas por diversos fatores que atingiram as famílias nos últimos anos. Nesse sentido, a equipe gestora, pedagógica e administrativa uniram-se para divulgar o projeto e conscientizar as pessoas da alegria que esta visita ao cinema pode florescer dentro dos corações dessas crianças. E, além disso, valorizar a escola ainda mais por oportunizar momentos especiais e para alguns inesquecíveis, bem como vivenciar um dos tipos de artes mais modernas e prazerosas a arte cinematográfica.

Desenvolvimento:
            O Início do projeto foi contactar o proprietário do cinema e verificar os valores para cada estudante. A oferta para 386 alunos é de 3,00 para o ticket de entrada, mais 3,00 para pipoca e refrigerante.  Posteriormente, iniciará o processo de arrecadação de fundos para a ida ao cinema. Cada funcionário da escola ficará responsável pela adoção de uma criança e, além disso, ajudar na divulgação na comunidade, em suas casas, entre amigos enfim. Ficará claro que não é obrigatória a adoção, mas é válido o envolvimento de todos. Fora da unidade escolar, a adoção será anunciada nos meios de comunicação disponíveis na cidade, jornais online, blogs, facebook, estabelecimentos comerciais, etc.
            Ao ter em mãos os fundos arrecadados, a direção da escola entrará em contato com responsáveis pelo transporte público municipal ou estadual, através de ofício ou pessoalmente para que o sonho dos alunos seja realizado com segurança.
            Para que a criança possa se deslocar do estabelecimento escolar até o cinema, os pais receberão um termo de autorização contendo todas as informações necessárias e legais para a saída do menor.

            Cronograma
Inicio da arrecadação Agosto/ Setembro
Reserva para os alunos no cinema Setembro
Parceria com o setor de Transporte Setembro
Concretização do projeto: Outubro

Recursos
Computador, internet, papel, impressora, envelope e ônibus.

Recurso Financeiro
R$ 2.316,00


Projeto Reciclagem

Este é um dos brilhantes trabalhos despertados pelo desejo de preservação e sustentabilidade em relação ao meio ambiente e colaboração de servidores e aos cuidados do Sr. Manuel. Parabéns!

Turma do 5ºB prestigiando e ajudando o progresso do projeto

PROJETO “CINEMA NA ESCOLA”


APRESENTAÇÃO

            Vivemos um momento impar de nossa civilização, onde podemos observar uma significativa transição de valores, fruto da transformação de posturas e da tentativa de integração da sensibilidade com a razão, evoluindo para um novo tipo de cultura e conhecimento que busca a unidade. As relações sociais estão se transformando e somos convidados a viver o novo, a transcender nossos limites, a usar a criatividade para encontrar uma forma mais participativa para estar no mundo e ser alguém. E a tecnologia é um caminho promissor, pois onde outras metodologias falharam a  tecnologia alcança resultados significativos.
           A tecnologia age como facilitador e catalisador do processo de resgate da auto-imagem do aluno, motivando-o para a aprendizagem, mudando o comportamento, despertando noções de cidadania, promovendo a inclusão, favorecendo o desenvolvimento de competências e habilidades natas e é através delas que tornaremos nossos alunos autônomos, com pleno domínio da leitura e da escrita, imprescindível para formar cidadãos críticos e participativos em todas as áreas do conhecimento, não meros expectadores do que ocorre a sua volta, oportunizando o ato reflexivo e crítico de ouvir, entender e responder à realidade em que está inserido, e de estabelecer intercâmbio com as mais variadas informações recebidas por meio das mais variadas formas de comunicação, formulando opiniões próprias sobre o mundo e o modo de representá-lo utilizando sua própria linguagem para compreender mais profundamente o contexto gerador das desigualdades e injustiças no mundo em que vivemos. 
             É nesse sentido que a Telessala promove a apresentação de um filme semanal para todas as turmas da escola, com filmes de lazer ou educativos.

OBJETIVOS

            Oferecer alternativas diferenciadas de aprendizagem aos alunos na Telesala, através de filmes educativos e de lazer.
Específicos:
- Promover a socialização e solidariedade;
- Desenvolver o senso crítico;
- Transformar capacidade em habilidade;
- Possibilitar a manifestação de sentimentos, opiniões e críticas, promovendo diálogos sobre fatos históricos e científicos, valores culturais, normas e atitudes, diante da leitura  de mundo.
- Identificar e compreender as diversas culturas, povos, raças, crenças, hábitos e costumes.
METODOLOGIA


                 Apresentar um filme semanal educativo ou de lazer, em                             conformidade com o conteúdo desenvolvido em sala pelo professor, data comemorativa ou projeto que estiver sendo desenvolvido pela escola.





       AVALIAÇÃO

                        A avaliação será um processo contínuo, visando acompanhar o progresso do aluno, a aprendizagem, o desenvolvimento do senso crítico, a transformação da capacidade em habilidade, a manifestação de sentimentos, opiniões e críticas,  a construção do conhecimento e a elaboração própria. Será realizada de forma coletiva, com a participação do aluno, dos professores, e todos os elementos envolvidos no projeto


       PROJETO PAIS PARTICIPATIVOS, ESCOLA FORTALECIDA



JUSTIFICATIVA

A gestão democrática da escola pública consiste numa forma de gerir promovendo a participação da comunidade, de forma transparente e democrática. Ou seja, é uma administração descentralizada, onde as decisões e ações são tomadas e planejadas coletivamente, bem como a avaliação dos resultados. A participação de todos os envolvidos no cotidiano escolar, professores, funcionários, pais, alunos e comunidade nos projetos da escola são imprescindíveis e contribuem para a transparência da gestão. Além disso, são indissociáveis da gestão democrática componentes básicos como: Conselho de Classe, Conselho de Professores, Conselho Escolar, Associação de Pais e Professores, Grêmio Estudantil. O Projeto Político Escolar deve ser elaborado de maneira coletiva e participativa, bem como a definição e fiscalização da aplicação da verba da escola, de modo que a prestação de contas possa ser realizada e divulgada de forma transparente. Também a avaliação institucional e a eleição direta para diretores fazem parte da gestão democrática.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL
- Promover a participação de todos os segmentos da comunidade escolar na gestão escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover a participação da comunidade escolar nas decisões pedagógicas da escola desde que favoreça a aprendizagem do aluno;
- Dinamizar o envolvimento dos pais na aprendizagem dos filhos através do acompanhamento do seu desempenho acadêmico;
- Oportunizar a participação da comunidade escolar na tomada de decisões com relação a aplicação dos recursos financeiros;
- Requisitar a participação da comunidade escolar na avaliação dos resultados e retomada das ações.
- Implantar o Conselho Escolar.
- Promover a autonomia da escola.
- Descentralizar o poder.


METODOLOGIA

          Para que os objetivos propostos sejam atingidos serão desenvolvidas as seguintes ações:
- Realização de quatro encontros anuais com os pais dos alunos para expor as atividades desenvolvidas pelos filhos durante cada bimestre, os avanços obtidos na aprendizagem e as  dificuldades encontradas e como essas dificuldades poderão ser solucionadas.
- Efetuar parcerias com entidades e instituições para realizar palestras de sensibilização para os pais sobre a importância de seu envolvimento na aprendizagem dos filhos.
 - Realização de palestras com os pais de alunos sobre direitos e deveres dos pais e alunos (Regimento Escolar), ECA, Saúde  e Violência Doméstica, etc.
- Realizar exibições de vídeos educativos abordando temas como educação, saúde, valores, família, afetividade, etc.
- Realização de eventos culturais para promover a participação dos pais nas atividades escolares: Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Consciência Negra, onde haverá apresentações de poesias, dramatizações, paródias, músicas danças, trajes e comidas típicos, atividades envolvendo os pais  e confraternização.
- Realização de reuniões com todos os segmentos da comunidade escolar, promovendo a participação coletiva na tomada de decisões, na definição de metas e objetivos, na resolução de problemas, na execução das ações e na avaliação dos resultados para uma possível retomada.
- Realização de estudos para a implantação efetivação do Conselho Escolar.
  
AVALIAÇÃO

              A avaliação dar-se-á através da verificação dos resultados da participação dos pais na aprendizagem dos filhos e da parceria com todos os segmentos da escola, pois a troca de experiências e o trabalho coletivo fortalecem e dão sustentação  na realização das ações propostas, de modo que nossos alunos e toda a comunidade escolar sejam privilegiadas na construção do conhecimento que prepare para a vida e para o mundo.
            A força da equipe favorece, facilita e fortalece a prática pedagógica e a busca de soluções para as mais diversas situações do cotidiano escolar.



PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA
ROMPENDO BARREIRAS


                                                                   APRESENTAÇÃO

               O Projeto de Recuperação Paralela da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Luiz Carlos Paula Assis, vem garantir ao aluno com dificuldades de aprendizagem, estudos de recuperação paralela em horário oposto ao turno de matrícula, três dias semanais com duração de modo que se cumpra a determinação da Lei Complementar 420/08, artigo 47, § 1º.
             O estudo de recuperação atenderá todos os alunos matriculados no 2º e 3º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, uma vez que faz parte das ações do PDE/PME e do PROFIPES, do Regimento Escolar, da Portaria 1001/08 – GAB/SEDUC, em seus artigos 7º, 8º e 9º, da Resolução 138/99, artigo 21, inciso VIII e da Lei de Diretrizes e Bases, em seu artigo 24, inciso IV, alínea e, bem como da Constituição Brasileira que visa “a educação como direito de todos” e “igualdade de condições para acesso e permanência na escola”, pois toda escola que prima pela qualidade busca construir um clima escolar que favoreça o processo ensino-aprendizagem, contando com a participação de todos no acompanhamento e desempenho do educando, através de um trabalho diferenciado.

  
                                               JUSTIFICATIVA


            Ao deparar-se com um número significativo de alunos com baixo desempenho acadêmico em Língua Portuguesa e Matemática, os professores e a equipe gestora elaboraram o projeto de recuperação, com o objetivo de oferecer a esses alunos a oportunidade de superar suas dificuldades de aprendizagem e acompanhar os demais alunos da turma, através de atividades diferenciadas e atendimento individualizado, atendendo dessa forma os aspectos legais que garantem ao aluno com baixo desempenho a oportunidade de recuperação paralela em horário oposto.
            Assim, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Luiz Carlos Paula Assis, promoverá a articulação de novas formas de cooperação e interação entre professores, alunos e comunidade, criando métodos e técnicas inovadoras que auxiliem no processo ensino-aprendizagem, promovendo a superação das deficiências, pois uma escola comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para que o aluno possa desenvolver sua competência cognitiva, planejando, implementando e dirigindo atividades didáticas com o objetivo de desencadear, apoiar e orientar o esforço de ação e reflexão do aluno, garantindo uma aprendizagem efetiva, assumindo o papel de interlocutor privilegiado, tematizando aspectos prioritários em função dessas necessidades dos alunos e de suas possibilidades de aprendizagem, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais.

                                                      OBJETIVO

         Oferecer alternativas diferenciadas de recuperação aos alunos que apresentam baixo desempenho acadêmico nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, que minimizem ou levem a superação das dificuldades de aprendizagem.

                                                      META

         Promover estudo de recuperação paralela em horário oposto, três dias semanais, de modo que se cumpra a determinação da Lei Complementar 420/08 em se artigo 47, § 1º, e proporcionar aos mesmos a construção de uma prática com vistas a transformação da realidade para que possam desenvolver suas metas de desempenho. 

 METODOLOGIA

 - Seleção dos alunos que apresentam baixo desempenho acadêmico pelo professor titular de cada turma.
- Os estudos de recuperação serão ministrados pelo professor titular de cada turma em horário oposto, três dias semanais, de modo que se cumpra a determinação da Lei Complementar 420/08 em se artigo 47, § 1º, nos componentes curriculares que se fizerem necessários.
- Todos os registros de acompanhamento serão feitos no diário de recuperação paralela em substituição as fichas de acompanhamento da Portaria 1001/2008, conforme anexo.
- Utilização de recursos audiovisuais.
- Sessões de leitura com textos diversificados.
- Utilização de jogos interativos.
- Participação em ações culturais e recreativas.
- Manuseio de materiais didáticos concretos.
- Avaliação contínua. 

CRONOGRAMA DO HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO E PLANEJAMENTO


Nome do Professor    
Ano/
Turma
Turno
Recuperação
Planejamento
Célia Regina Carbonera
4º A
Mat.
4ª feira – 13 as 17 horas
2ª feira – 13 as 17 horas
Fernando Dias de Andrade do Nascimento
4º B 
Mat.
5ª feira – 13 as 17 horas
3ª feira – 13 as 17 horas
Ivoni Castilho Correa
4º B
Mat.
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Janete Soares
4º C
Vesp.
6ª feira – 7 as 11 horas
3ª feira – 7 as 11 horas
                                              
   RECURSOS

- Recursos Humanos: professores e equipe técnica.
- Materiais didático-pedagógicos: livros de literatura infantil, fichas de leitura, revistas em quadrinho, jogos (dominó das operações, quebra cabeça(diversos),  da memória, dominó do trânsito, dominó de associação de idéias,dominó dos alimentos, loto de leitura, dominó de figuras geométricas, dominó de horas, loto aritmética, bingo do alfabeto, memória de sílabas, quebra cabeça de mapas), desenhos geométricos, desafio das palavras, número - quantidade, tangran, desenhos geométricos, círculos de frações, barras de medida, escala cuisinaire, ábaco, blocos lógicos, sólidos geométricos, réguas de frações,  material dourado, réguas numéricas, cubos de frações, relógio didático, alfabeto móvel, mapas, carimbos ( auto ditado, de matemática, letras e números), esquema corporal, placas de trânsito, escrevendo e lendo, etc.

                                                     AVALIAÇÃO

                        A avaliação será um processo contínuo, visando acompanhar o progresso do aluno e suas dificuldades de aprendizagem em qualquer um dos componentes curriculares. Será realizada de forma coletiva, com a participação do aluno, dos professores e todos os elementos envolvidos no projeto.
O processo de avaliação e monitoramento do projeto será desenvolvido a partir dos resultados das ações previstas e dos indicadores propostos em cada linha de ação, através de fichas de acompanhamento, dados estatísticos do desempenho acadêmico dos alunos que participarem da recuperação (reforço). 
                                                  
 REFERÊNCIAS


BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL, Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96. Brasília, 1997.
CARVALHO, Maria Angélica Freire de. MENDONÇA. Rosa Helena (orgs). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: Ministério da Educação,2006.
CHIAPPINI, L. (coord.geral).GERALDI, J.W. (coord.). Aprender e Ensinar com Textos dos Alunos. São Paulo: Cortez, 1997.
LEI  COMPLEMENTAR 420/08.
PORTARIA Nº 1001/08 – GAB/SEDUC.
RESOLUÇÃO Nº 138 – CEE/RO.
WELLS, G. Condições para uma Alfabetização Total. In: Cadernos de Pedagogia.